Começar no mundo da guitarra é empolgante — e escolher os pedais certos pode transformar completamente o seu som. Pedais de efeito são ferramentas essenciais para definir seu estilo e aprimorar sua performance. Mas você sabe realmente o que cada tipo faz?
Neste guia, vamos explicar os principais tipos de pedais de guitarra.
O pedal afinador é seu aliado para manter a guitarra sempre afinada, especialmente durante os shows. Com o pedal afinador, é possível afinar cada corda de acordo com sua nota rapidamente e com precisão.
Diferente de um afinador de bolso, ou app de celular, o pedal afinador fica sempre ligado na sua cadeia de som, permitindo que você afine rápido e silenciosamente no meio da música. Muito bom para shows e gravações ao vivo. Assim, você não perde tempo, e o som fica sempre redondo!
Os pedais de filtro alteram o timbre do seu som filtrando certas frequências, criando efeitos como wah-wah ou envelopes. Eles são ótimos para dar aquele toque expressivo e dinâmico ao som da guitarra, funcionando como uma espécie de “voz” do instrumento.
São pedais de filtro:
Jimi Hendrix em “Voodoo Child” usa wah-wah; bandas funk e rock psicodélico usam envelope filters (ex.: “The Pot”, do Tool).
O pedal compressor vai nivelar, equilibrar o volume das notas, reduzindo os picos altos e aumentando os sons mais baixos. Trazendo um som mais uniforme e consistente, ideal para solos e riffs que precisam de clareza e sustain. Ajudando a manter notas mais longas.
Com o pedal equalizador, você pode controlar as frequências do seu som: os graves, médios e agudos.
Permitindo modular o timbre da sua guitarra, destacando ou atenuando certas partes do som de acordo com o estilo que você quer tocar.
O pedal de pitch shifter altera a altura das notas, podendo subir ou descer o tom. Com ele, você consegue criar harmonias, efeitos de oitava ou sons bem criativos e psicodélicos.
Muito útil para dar corpo ou imitar linha de baixo como em “Seven Nation Army” do White Stripes. Ou adicionar brilho com oitava acima. Pode ser usado tanto para adicionar profundidade quanto para destacar solos .
Os pedais de modulação englobam efeitos como chorus, flanger e phaser. Eles criam movimentos no som e variações, como ondas ou ondulações, dando uma sensação espacial e vibrante. São os principais pedais para dar textura e um clima mais “vivo” ao som como nos estilos como rock, pop e psicodélico.
Esse pedal controla o volume do seu instrumento de forma contínua, permitindo fazer swells (aumentos graduais de volume) e efeitos dinâmicos. Ele é muito usado para transições suaves e para controlar a intensidade sem precisar mexer no amplificador ou no próprio instrumento.
Este é o pedal que dá o efeito na guitarra nos primeiros segundos de “21 Guns” do Greenday.
O delay é um dos efeitos mais populares. Ele cria repetições do som tocado, como um eco, parecido com o pedal phaser, mas com muito mais controle sobre os ajustes de tempo e a quantidade de repetições para criar desde um efeito sutil até um ambiente sonoro mais complexo e espacial, com um delay maior.
Entender o que cada pedal faz é o primeiro passo para criar seu som único e expressar toda sua personalidade musical. Agora que você conhece os tipos de pedais e suas funções, que tal testar alguns e descobrir qual combinação é a sua cara?
Quer ajuda para escolher os melhores pedais para seu setup? Me conta aqui!
Para comentar, faça login com uma conta: